Foi aberto ontem (8) em Foz do Iguaçu o 1º Seminário Sul-Americano de Engenharia de Avaliações, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (IBAPE-PR).
São profissionais que prestam serviço a empresas públicas e privadas, instituições financeiras e Judiciário e têm papel fundamental para definição de valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica, além de serem imprescindíveis para a emissão de laudos de avaliação, vistorias e perícias, entre outras atribuições.
O seminário prossegue nesta sexta-feira (9), das 8h às 12h30, no Bourbon. No primeiro dia de trabalho, o Conselho Federal divulgou nota em defesa das avaliações e perícias. “Somos profissionais preocupados em desenvolver trabalhos baseados não em suposições, mas sim em metodologia científica”, diz um trecho do documento.
O documento do Confea ainda aponta as características dessa atuação: “Métodos e critérios avaliatórios são de natureza estritamente técnica; não sendo, portanto, de caráter opinativo”.
Durante sua fala, o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná (IBAPE-PR), engenheiro Luciano Ventura, apontou a principal preocupação dos engenheiros, arquitetos e agrônomos que atuam com avaliações e perícias: o reconhecimento.
Já o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), engenheiro Ricardo Rocha, destacou: “Temos o compromisso, de uma forma intransigente, de lutar para que a engenharia de avaliações seja algo exclusivo dos profissionais adequados”.
Da Redação com Assessoria /Foto Tiago Galleone
Acesse a matéria no site da Gazeta Diário Foz do Iguaçu clicando aqui.
27/12/2024
Os valores do 1º lote para o VIII Seminário Nacional de Engenharia de Avaliação e Perícias vão só até 31 de dezembro!
+
VER MAIS