Home > Notícias e Destaques

Articulação de uma lei de cadastro nacional marcou edição do Conea

Realizado em Salvador, Congresso representou um marco em torno das discussões pela necessidade de aperfeiçoar as informações sobre o território brasileiro O IBAPE Nacional e IBAPE BA foram representados no XII Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura,  pelo Vice-presidente do IBAPE/BA, Eng. Civil Inálvaro Nazaré Soares e pela Suplente Conselho Fiscal do IBAPE/BA, Eng. Agrimensora Maria de Fátima […]

Realizado em Salvador, Congresso representou um marco em torno das discussões pela necessidade de aperfeiçoar as informações sobre o território brasileiro

O IBAPE Nacional e IBAPE BA foram representados no XII Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura,  pelo Vice-presidente do IBAPE/BA, Eng. Civil Inálvaro Nazaré Soares e pela Suplente Conselho Fiscal do IBAPE/BA, Eng. Agrimensora Maria de Fátima Aquery Vidal.

2

 

Veja abaixo notícia do evento divulgada pelo CREA BA.

Iniciado na quarta-feira (15), no hotel São Salvador no Stiep, o XII Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura (Conea) encerrou suas atividades nesta sexta (17), propondo a concretização de um sistema de cadastro territorial para o país. Realizado pela Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (Fenea) e pela Associação dos Engenheiros Agrimensores da Bahia (Aseab), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), a programação do evento foi marcada por palestras, debates e minicursos.
Para Joseval Carqueja, presidente da Fenea e coordenador geral do Conea 2015, a realização do evento simbolizou um passo importante para mostrar a importância de um sistema de cadastro territorial brasileiro. “O conhecimento do solo e do subsolo é algo extremamente importante e o cadastro é necessário porque está ligado tanto ao âmbito rural quanto ao urbano. Precisamos ter um cadastro único, com informações registradas e alimentadas regularmente”, explica. Ele citou ainda o rompimento de uma adutora da Embasa na cidade, ocorrido há duas semanas, como exemplo de uma situação de falha de cadastro, sinalizando a importância deste em diferentes campos.
Integração e articulação – Coordenador executivo do Congresso, o presidente da Aseab Alessandro Machado avalia que o evento foi representativo para as áreas de engenharia, congregando diferentes profissionais “Reunimos nestes três dias de evento tanto estudantes quanto profissionais de agrimensura mas também de outras áreas da engenharia e também de arquitetura”. Ele lembrou que o Congresso não era realizado há sete anos e que a edição deste ano teve por isto um caráter integrador.

abertura_mesa_sales

Coordenador nacional das Câmaras de Engenharia de Agrimensura, o professor Francisco de Sales também concorda que o Congresso contribuiu para reunir diferentes profissionais em torno do aperfeiçoamento da organização territorial do país. Sales explica que os debates ocorridos no evento foram primordiais para se articular a defesa de uma lei nacional de cadastro. “Através das discussões que tivemos aqui, vamos estender o debate com os Conselhos Regionais de todo o país e assumimos o compromisso de fazer os encaminhamentos necessários junto às esferas competentes afim de obter a aprovação da minuta, que já existe, para uma lei de cadastro”, ressalta.

Além dos debates realizados, o Congresso também abrigou durante os três dias uma feira com expositores empresariais e institucionais. Nos stands montados no espaço, houve demonstração e apresentação de equipamentos e softwares ligados à área de agrimensura, lançamentos de livros e publicações da área.

 

Fonte: CREA BA.

20/12/2024

Aviso de Recesso


+
VER MAIS

19/12/2024

Garanta sua presença no Cobreap 2025!


+
VER MAIS

16/12/2024

Conheça os temas do VIII Seminário Nacional de Engenharia de Avaliação e Perícias


+
VER MAIS
Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?