No dia 14/09/2012, na sede do IBAPE/SP, o IBAPE Nacional realizou reunião sobre Inspeção Predial – A saúde dos edifícios. O encontro reuniu representantes de várias regiões do Brasil para discutir conceitos, definições e aperfeiçoar entendimentos sobre o assunto, que possui destaque nacional.
Assim resumiu a Coordenadora Eng. Flávia Pujadas.
“… quero agradecer o empenho e a dedicação de todos em nossa reunião de 14/09/2012. Há tempos não participo de encontro tão agradável e produtivo!!! De coração: MUITO OBRIGADA”!
Das novidades e aprimoramentos discutidos, os seguintes tópicos, dentre outros, merecem destaque:
– níveis de inspeção predial, onde o que se irá previlegiar é a complexibilidade da inspeção de acordo com a complexibilidade da edificação;
– grau de risco, com a alteração da nomenclatura “regular” para “médio” e revisões de suas definições, retirando o termo “impacto” do texto normativo;
– alteração do termo “avaliação da qualidade de manutenção” para “avaliação da manutenção” e sua classificação em “atende”, “não atende” ou “atende parcialmente”, observados parâmetros definidos na própria norma e na ABNT NBR 5674;
– remoção do termo “orientação técnica” para “recomendações”.
Visando uniformizar e aprimorar a divulgação dos conceitos da Norma foi distribuído aos presentes um modelo, para ser adequado por cada instrutor, de apostila para cursos nacionais e de inspeção predial. Isso objetiva a melhoria dos cursos e a formação de multiplicadores em cada Estado.
Também, discutiram-se as formas de divulgação da inspeção predial, parceiras e outras medidas que os IBAPEs podem realizar para a divulgação do assunto, da nossa norma e, assim consolidar a inspeção predial como vistoria do “check up” predial e ferramenta importante na prevenção de acidentes.
Momentos do Encontro sobre as Normas de Inspeção Predial do IBAPE Nacional.


29/05/2014
Depoimento de Marcelo Rossi Camargo ex-presidente do IBAPE – SP que nos fala sobre a discussão da norma.
A reunião para revisão do texto da norma ABNT NBR 14653-3:2004 sobre avaliação de imóveis rurais e seus componentes realizada em Brasília, DF, continuou a fazer uma leitura…
+
VER MAIS