Na quinta-feira (28), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, esteve com reunido com diretores do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) Nacional e presidentes dos Institutos do Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Em pauta, o apoio do Confea ao XX Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap), que será realizado de 21 a 25 de outubro, em Salvador (BA).
Na ocasião, o presidente Joel apresentou as políticas do Confea para obtenção de recursos, como a política de patrocínio, convênio e chamamento público. Krüger adiantou que em breve as entidades terão acesso à locação de estandes, mais uma forma de obter recursos. “Por meio do estande queremos divulgar a marca, mas de maneira mais próxima, nós participamos, divulgamos material. Ano passado entre patrocínio e chamada liberamos R$ 8 milhões para as entidades, contribuindo para a sustentabilidade financeira e a viabilização de eventos para as entidades”, disse o presidente do Confea.
O Cobreap é um evento voltado para as áreas da engenharia, arquitetura e direito, consagrado em nível nacional e reconhecido em vários países, abordando através de palestras, painéis, cursos, workshops, apresentação e premiação de trabalhos, o estado da arte da engenharia de avaliações e perícias. “Em sua 20ª edição, o Congresso trata-se de um projeto de reciclagem, que visa contribuir com o aprimoramento dos profissionais da área da Engenharia e Agronomia em todo Brasil. Ainda será realizada mais uma etapa da Certificação Profissional em Engenharia de Avaliações”, explicou o p residente do Ibape Nacional eng. civ. Wilson Lang. Saiba mais sobre o evento.
Normas técnicas e certificação
Ainda nesse encontro, o Ibape sugeriu que o Confea, que é colaborador mantenedor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tenha uma representatividade mais atuante. “É preciso que haja um acompanhamento sistemático das normas que estão sendo criadas”, defendeu o presidente do IBAPE/PR, eng. Luciano Ventura.
Antes de encerrar a reunião, os representantes do Ibape solicitaram que o Confea reconheça o processo de certificação do Instituto. Pela decisão plenária, aprovada em outubro, o Confea reconhece a certificação profissional, com base nos requisitos da NBR ISO/IEC 17024, da ABNT. A decisão orienta que as instituições registradas no Colégio de Entidades Nacionais (Cden) que pretendam o reconhecimento dos processos de certificação profissional pelo Sistema Confea/Crea deverão atender às diretrizes e procedimentos definidos na referida norma. De acordo com a deliberação, o reconhecimento não implica a certificação do profissional também por parte do Confea, mas apenas legitima que o processo seguiu a norma da ABNT.
Clique aqui para ler a Decisão Plenária PL-0787/2016.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fonte: http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23364&sid=10.
27/12/2024
Os valores do 1º lote para o VIII Seminário Nacional de Engenharia de Avaliação e Perícias vão só até 31 de dezembro!
+
VER MAIS