O primeiro RICS International Summit, Brasil, foi um marco no cenário local, pois pela primeira vez reuniu stakeholders do mercado internacional e nacional para discutir temas de grande relevância, visando resultados a médio e longo prazo. Dentre os temas expostos, a participação do IBAPE no painel “O Futuro dos Padrões para 2030”, junto a representantes da RICS, foi fundamental para suscitar a importância da implementação das normas internacionais de avaliação no mercado brasileiro.
Tendo em vista o reconhecimento e admiração da RICS pelo IBAPE, por ser uma instituição séria e renomada no setor de avaliações não só no Brasil mas em toda América Latina, assinamos no segundo semestre de 2102 um acordo de coorperação mútua com o objetivo de elevar os padrões de avaliação que promovem a transparência e atrair investidores
IBAPE e RICS iniciaram o processo para viabilizar o “direct entry” tendo como base o processo já implementado no Brasil pelo IBAPE. O objetivo é ampliar as possibilidades de certificação para os profissionais brasileiros a partir da chancela de instituições respeitadas e reconhecidas no Brasil e exterior. Todos ganham com a certificação, tanto o profissional que é reconhecido quanto o contratante que tem a tranquilidade de contar com um profissional que passou por todo processo que garante sua qualidade técnica e ética.
No primeiro semestre de 2013, com grande sucesso, demos o pontapé inicial na implementação de cursos em conjunto para divulgação das normas internacionais de avaliação (IVS) e do Red Book. Para o futuro planejamos outros projetos onde IBAPE e RICS trarão novidades ao mercado brasileiro e global. Nosso objetivo é contribuir para a capacitação dos profissionais brasileiros e para a evolução do setor como um todo.
O Red Book fornece todas as orientações sobre os Padrões Internacionais de Avaliação de forma clara, detalhada e eficiente para avaliadores e contratantes. Ele orienta desde as cartas de instruções até formato de relatórios finais de avaliação de acordo com as normas internacionais. O uso do Red Book garante transparência aos negócios para investidores e key-stakeholders, sejam eles Brasileiros ou de outros países. Ao apoiar a publicação do Red Book em Português, o IBAPE está ampliando as possibilidades de atuação dos profissionais brasileiros haja vista que os fluxos financeiros hoje não se limitam a fronteiras geográficas mas buscam oportunidades por todo Globo e uma linguagem comum propicia esta aproximação.
16/12/2024
Conheça os temas do VIII Seminário Nacional de Engenharia de Avaliação e Perícias
+
VER MAIS