Flávia Pujadas, Eleita Presidente do IBAPE-SP em outubro de 2013, tomou posse em janeiro e apresenta um robusto plano de ação para a gestão 2014/5,será uma gestão de Valorização Profissional, Valorização Institucional e Desenvolvimento administrativo para IBAPE/SP, dará continuidade aos trabalhos iniciados na gestão anterior. Promoverá parcerias com associações através da FAEASP, CREA, CAU.
O IBAPE/SP inicia sua atividades para Gestão 2014/2015 com metas e desafios centrados em três propósitos:
• Valorização profissional;
• Valorização institucional;
• Desenvolvimento administrativo do IBAPE/SP.
Nesse sentido, a Diretoria já programou para o ano de 2014 muitas atividades para cumprir o programa lançado, e espera estimular o interesse dos nossos associados. Algumas das medidas já iniciadas são:
• Intensificação de cursos fora da capital para oferecer oportunidades de renovação aos colegas do interior e litoral;
• Desenvolvimento de work shops específicos para nossos professores para seu aperfeiçoamento;
•Seminários técnicos de assuntos desenvolvidos pelas Câmaras Técnicas para aprimoramento profissional
• Publicação de normas e estudos de áreas da Perícia e Inspeção Predial, a fim de desenvolver e disseminar procedimentos técnicos para a valorização das áreas de trabalho de nossos associados;
• Revisão do estudo “Valores de Venda de Edificações” muito empregado em perícias judiciais nas ações que envolvem avaliação de bens urbanos;
• Proposta de revisão da normas ABNT NBR 13752: Perícias de Engenharia na construção civil, considerado o avanço de conceitos na área e a publicação da ABNT NBT 15575: Desempenho em edificações;
• Continuidade no desenvolvimento de cartilhas sobre Inspeção Predial e segurança em edificações;
• Dentre outros temas que visam incrementar possibilidade de atualização e aprimoramento profissional para nossos associados.
Estamos, ainda, promovendo novas parcerias com Associações através da FAEASP, CREA, CAU e outras instituições. Para tanto, há renovação de nossa Regional em Santos e propostas apresentadas ao CREA SP e FAEASP para melhor entrosamento com nossos associados não residentes na capital.
Há necessidade da melhoria da relação com o Poder Judiciário e outros contratantes para conhecimento de necessidades conjuntas e desenvolvimento de ações que permitam maiores oportunidades no trabalho de nossos associados. Neste sentido, serão promovidas reuniões no Tribunal de Justiça e palestras específicas.
Administrativamente o IBAPE/SP passa por momento de grandes desafios. Estamos implantando, em continuidade ao trabalho iniciado na gestão anterior, novos processos e procedimentos integrados com desenvolvimento de planilhas e sistemas de TI. Temos o acompanhamento sistemático de equipe de consultoria para melhoria dos processos, e nossos funcionários estão em treinamento e efetuando testes dos novos sistemas organizacionais implantados para correções.
Isso trará maior facilidade de gestão, que beneficiará o IBAPE/SP e o associado.
Desde já agradecemos aos muitos que participam ativamente do Instituto, lembrando que é nossa casa profissional e fonte inesgotável de oportunidades de aperfeiçoamento técnico. Também agradecemos àqueles que indicam nossos erros e alertam para desvios a ser corrigidos em prol da entidade.
O IBAPE/SP está a disposição de seus associados e dos demais IBAPEs para engrandecimento de nossa entidade Nacional, que beneficia a todos.
Boa gestão à todos os IBAPEs e grades realizações!
Atenciosamente,
Eng. civil Flávia Zoéga Andreatta Pujadas
Presidente do IBAPE/SP
16/12/2024
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