Painel destacou a importância do trabalho do perito no sistema de Justiça
“A Prova Pericial de Engenharia e Arquitetura e a Segurança Jurídica” foi o tema de painel realizado no final da manhã desta sexta-feira (22) no VII Seminário Nacional de Engenharia de Avaliações e Perícias. O painel foi moderado pela Engenheira Civil Andrea C. K, Munhoz Soares e com os painelistas Desembargador Francisco Cardoso de Oliveira e o Engenheiro Mecânico Edson Haluch, Presidente do Ibape-PR.
O trabalho próximo entre a perícia e a Justiça foi um dos temas abordados, considerado fator fundamental à elaboração de prova pericial robusta. “´É primordial que o juiz determine previamente o que espera da perícia para que o profissional tenha os quesitos claros para realizar seu trabalho, sem comprometer juridicamente os fatos”, lembrou o Desembargador Francisco Cardoso de Oliveira.
“Os peritos devem se posicionar como auxiliares dos juízes para atender as demandas. Em primeira instância, o perito deve buscar um entendimento macro do problema, passando ao ponto direto da análise pericial e das outras questões apenas após essa análise ampla”, frisou o Engenheiro Mecânico Edson Haluch.
O VII Seminário Nacional é uma realização do IBAPE Nacional, IBAPE Paraná e Crea Paraná. O evento conta com o importante patrocínio da Mútua – Caixa de Assistência aos Profissionais do CREA e a participação das empresas: Ária Sistemas de Informática, Vaz de Mello Consultoria em Avaliações e Perícias, Cava Engenharia de Infraestrutura , Lead – Gestão Fundiária, DKS Engenharia e Valiar Engenharia de Avaliações.
Conteúdo: Básica Comunicações
Fotos: Erlei Augusto Schade