Home > Notícias e Destaques

Workshop em Avaliações de Engenharia

A Ordem dos Engenheiros promove, através da Comissão de Especialização em Avaliações de Engenharia, em colaboração com o IBAPE/CREAs, do Brasil, um Workshop que irá decorrer no Porto, a 19 e 20 de junho, na Sede da Região Norte. O presente Workshop em Avaliações de Engenharia, que será desenvolvido ao longo de dois dias de […]

A Ordem dos Engenheiros promove, através da Comissão de Especialização em Avaliações de Engenharia, em colaboração com o IBAPE/CREAs, do Brasil, um Workshop que irá decorrer no Porto, a 19 e 20 de junho, na Sede da Região Norte.
O presente Workshop em Avaliações de Engenharia, que será desenvolvido ao longo de dois dias de trabalho, com início pelas 09h00 e terminando às 13h00, tem em vista sensibilizar os engenheiros para a importância e a necessidade, cada vez mais premente, de formação permanente na área da “Engenharia de Avaliações”.
É pretendido o estreitamento de relações com outras Especializações da Ordem dos Engenheiros, Universidades ou Centros de Estudo e Instituições que possam oferecer informação diversa ao nível especificamente técnico, cultural ou de conhecimento geral, que enriqueça os Especialistas em Avaliações de Engenharia e demais avaliadores.
Desta forma, será aproveitada a oferta do IBAPE/CREA – ES e CREA-MT do Brasil para iniciar esta primeira ação entre a Comissão de Especialização em Avaliações de Engenharia e o IBAPE/CREAs, do Brasil.
1.º dia | 19 de junho – OE Porto
Sendo a troca de informação o primeiro passo para a aquisição de mais conhecimentos, de modo a atingir as melhores práticas, será destacada a elevada importância que uma Avaliação de Engenharia possui, nomeadamente em questões de índole económica, social e ambiental, condicionando assim o processo de tomada de variadas decisões. Algumas, pelas suas características, podem ter efeitos que elevam os agentes económicos ou o Estado, enquanto outras, por erro ou outra razão, podem acarretar prejuízos avultados prejudicando a sociedade em geral e, em particular, aqueles que dependem delas para decidir.
2.º dia | 20 de junho – OE Porto
Neste dia será apresentado um trabalho prático com a homogeneização de variáveis, formadores do valor, sem subjetividade, de modo a serem cumpridas as Normas Internacionais IVS e outras, utilizando-se, para tal, o software Excel.
Sendo a subjetividade um dos principais problemas que o avaliador encontra, apesar de serem utilizados atalhos (até ensinados em cursos), verifica-se que as utilizações de algumas soluções são totalmente subjetivas e erróneas. Por outro lado, a utilização de fatores subjetivos faz com que a avaliação incorra num resultado enviesado e falso.
No decurso do evento serão aferidas as maiores necessidades dos participantes, de forma a serem preparadas, num futuro próximo, ações de formação de maior duração e robustez.
A presente equipa de formadores é chefiada por Jorge Luiz e Silva, Engenheiro Agrónomo, atualmente Presidente do CREA-ES, com larga experiência profissional nas áreas pública e privada (Presidente da SEEA, fundador do Senge-ES, Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia do Sistema CONFEA/CREA, Conselheiro Federal do CONFEA e representante do mesmo na Comissão Nacional do Ensino Superior do MEC – Ministério da Educação e Cultura do Brasil, entre outros cargos e títulos honoríficos por serviços relevantes prestados ao País) e outros especialistas, todos Engenheiros com experiência de ensino universitário, membros do CONFEA e alguns da Ordem dos Engenheiros de Portugal.
Clique aqui para mais informações.

26/04/2024

Curso presencial “Avaliação de Bens Singulares”.


+
VER MAIS

21/04/2024

Curso online “Vistoria Cautela de Vizinhança”.


+
VER MAIS

20/04/2024

Curso de Avaliação de Imóveis Rurais.


+
VER MAIS
Abrir WhatsApp
1
Olá 👋
Podemos te ajudar?